segunda-feira, 16 de setembro de 2024

 Livro - Autoavaliação Institucional no âmbito do Sinaes: da concepção à prática.

Autor: Ivan dos Santos Oliveira
ISBN978-65-86592-91-7
DOI
: 10.51361/978-65-86592-91-7
Ano
: 2024

 Como referenciar:

OLIVEIRA, Ivan dos SantosAutoavaliação Institucional no âmbito do Sinaesda concepção à prática. Teresina: IFPI, 2024E-book. ISBN 978-65-86592-91-7. DOI 10.51361/978-65-86592-91-7. Disponível em: https://www.doi.org/10.51361/978-65-86592-91-7. Acesso em:

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O livro Autoavaliação Institucional no âmbito do SINAES: da concepção à prática de autoria de Ivan dos Santos Oliveira é decorrente de sua tese de doutorado em educação. Nele o autor, não apenas aborda a autoavaliação institucional no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, como o título anuncia, mas também introduz detalhada, mas, ao mesmo tempo, sinteticamente, a temática da avaliação institucional na educação superior.

O texto apresenta, por meio de revisão bibliográfica, as primeiras influências na constituição do campo da avaliação no país nas décadas de 1960 e 1970, com predominância das concepções estadunidenses, elencando os diferentes modelos, teorias e abordagens. Após isso, podemos encontrar no livro um histórico das propostas de avaliação da educação superior no Brasil, desde as primeiras manifestações em documentos oficiais até a análise das primeiras experiências como o Programa de Avaliação da Reforma Universitária. Esse percurso inclui propostas desenvolvidas no âmbito federal, como a da Comissão Nacional para Reformulação da Educação Superior e a do Grupo Executivo da Reforma da Educação Superior (GERES), na década de 1980. Também há destaque para o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (PAIUB), desenvolvido pelo Ministério da Educação na década de 1990, passando pela criação e implantação do Exame Nacional de Cursos, desde 1995, até chegar ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), em 2004. Essas experiências e políticas, além de explicadas, são analisadas considerando os diferentes tipos de avaliação (formativa e somativa) e sua hibridização.

O Sinaes é aprofundado no texto a partir de revisão bibliográfica e de análise da lei que o instituiu, percorrendo os bastidores da criação do Sistema, da proposta inicial à lei aprovada explicando as suas incoerências. Também trata da introdução de indicadores (Índice Geral de Cursos da Instituição- IGC e Conceito Preliminar de Curso), em 2008, visando resolver impasses regulatórios, mas que acabou reforçando a visão quantitativista da avaliação em detrimento da avaliação formativa. Nessa seara, aborda-se também a proposta de criação do Instituto Nacional de Supervisão e Avaliação de Educação Superior (INSAES), assim como as diversas medidas de flexibilização dos procedimentos regulatórios desde 2017, cujo ápice foi a criação da avaliação in loco virtual em 2021.

A seguir, o autor entra na temática anunciada: ou seja, a autoavaliação no âmbito do SINAES. Para isso, ele esmiúça como é definida a autoavaliação em diversos documentos tais como: a) na proposta original do SINAES; b) as diretrizes desenvolvidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (entidade do Ministério da Educação responsável pela coordenação do SINAES) e c) no Roteiro de Autoavaliação Institucional, elaborado pela Conaes e com missão de orientar as autoavaliações.

Finalmente, é analisada a implementação da Autoavaliação institucional: o desenvolvimento das Comissões Próprias de Avaliação, a formação do banco de avaliadores externos e sua capacitação, a definição de ciclo avaliativo; as mudanças de rumo da autoavaliação e os impedimentos de sua total potencialidade.

Essa rica análise permite enxergar os processos concretos de autoavaliação, mostrando seus desafios e limitações, trazendo contribuições acerca da autoavaliação institucional para todas as instituições públicas de educação superior.

A obra, sem dúvida, constitui um excelente texto tanto para quem se inicia no conhecimento da avaliação da educação superior, quanto para aqueles que a praticam nas instituições e quem pesquisa sobre o assunto, pois combina a introdução à questão com o aprofundamento da temática.

 

                                                                                     Gladys Beatriz Barreyro[1]

São Paulo, abril de 2024.



[1] Doutora em educação pela Universidade de São Paulo, é professora da instituição na Escola de Artes, Ciências e Humanidades e no Programa de Pós-Graduação em Educação. Fez pós-doutorado no Boston College, EUA, e foi professora visitante na University of Bristol, R.U. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, História e Avaliação da Educação Superior. 


segunda-feira, 2 de setembro de 2024

 Etapas de um projeto de pesquisa

O planejamento da pesquisa concretiza-se mediante a elaboração de um projeto, que é o documento explicitador das ações a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa (Gil, 2002).

O projeto interessa sobretudo ao pesquisador e a sua equipe, já que apresenta o roteiro das ações a serem desenvolvidas ao longo da pesquisa. Veja abaixo como se configuram as etapas de um projeto de pesquisa.