A presente obra é o resultado da soma dos
trabalhos de conclusão de curso (TCC) do curso de Licenciatura em Letras
Português do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) na Universidade
Federal do Piauí (UFPI) no segundo semestre do ano de 2017, que juntos —
preservadas suas singularidades, individualidades, estilística e olhar crítico
dos autores — formam uma unidade temática entrelaçando-se através da reflexão
sobre a educação e a formação de leitores. Contém o resultado de muito esforço
intelectual e dedicação, atributos fundamentais para quem encara uma construção
do tipo.
Desse modo, tem como pretensão servir de guia
para todos aqueles que enveredam pela primeira vez nos caminhos da pesquisa
qualitativa em educação, com foco no ensino da língua, leitura e literatura, e
procuram modelos, exemplos, referenciais para entender a estrutura de um
trabalho de conclusão de curso e sua evolução argumentativa, através dos
trabalhos já prontos dentro dessa obra.
Sendo assim, o primeiro capítulo versa sobre a
temática da leitura em sala de aula no ensino fundamental, e teve como objetivo
geral analisar os motivos decorrentes do desinteresse pela leitura em alunos do
6º ano em uma escola no município de Teresina – PI.
O segundo capítulo traz como tema a análise
estilométrica do livro Sátira e outras
subversões, no qual se investigou a autoria de alguns dos textos contidos na
obra. Teve como objetivo geral analisar a autoria dos textos reunidos por
Felipe Botelho Corrêa no livro, para comprovar ou não a autoria de Lima Barreto,
buscando identificar se os métodos adotados são eficazes e podem ser utilizados
para atribuir autoria de um texto e ainda investigar se é possível chegar a
resultados satisfatórios, para que se possa comprovar a autoria do livro
utilizando a estilometria, com o auxílio de programas de computador.
O terceiro capítulo teve como objetivo geral
analisar as estratégias utilizadas pelo professor em sala de aula, no seu
trabalho com a leitura e sua contribuição para minimizar as dificuldades de leitura
dos alunos do 6º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Arimatéa Tito,
na cidade de Barras-PI.
No quarto capítulo, os autores analisaram a
função do livro didático de língua portuguesa na formação do discente no 7º ano
do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Altos-PI. A pesquisa
fez uma análise das dificuldades encontradas pela professora no uso do livro
didático de língua portuguesa do 7ª ano, constatando determinada eficiência no
uso desse instrumento no processo de ensino-aprendizagem.
O quinto capítulo objetivou de forma geral
identificar os fatores responsáveis pela ausência do gosto literário dos alunos
do 1º ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Gervásio Costa na cidade de
Barras-PI no turno da noite. Especificamente, demonstrar a importância que o
professor possui na construção do gosto literário dos alunos; verificar as
dificuldades enfrentadas pelo professor ao trabalhar a literatura em sala de
aula e identificar as formas de trabalho do professor quanto ao ensino de
literatura e obras literárias.
Todos chegaram a resultados importantes que nos
levam a refletir e conhecer um pouco mais sobre os objetos a que se propuseram pesquisar
e trazem considerável contribuição para a construção do conhecimento na área,
principalmente para a educação piauiense, palco do espetáculo.
Ivan dos Santos Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário