sexta-feira, 5 de abril de 2024

Livro: Pesquisa em educação - formação de leitores no foco das questões

 

A presente obra é o resultado da soma dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) do curso de Licenciatura em Letras Português do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR) na Universidade Federal do Piauí (UFPI) no segundo semestre do ano de 2017, que juntos — preservadas suas singularidades, individualidades, estilística e olhar crítico dos autores — formam uma unidade temática entrelaçando-se através da reflexão sobre a educação e a formação de leitores. Contém o resultado de muito esforço intelectual e dedicação, atributos fundamentais para quem encara uma construção do tipo.

Desse modo, tem como pretensão servir de guia para todos aqueles que enveredam pela primeira vez nos caminhos da pesquisa qualitativa em educação, com foco no ensino da língua, leitura e literatura, e procuram modelos, exemplos, referenciais para entender a estrutura de um trabalho de conclusão de curso e sua evolução argumentativa, através dos trabalhos já prontos dentro dessa obra.

Sendo assim, o primeiro capítulo versa sobre a temática da leitura em sala de aula no ensino fundamental, e teve como objetivo geral analisar os motivos decorrentes do desinteresse pela leitura em alunos do 6º ano em uma escola no município de Teresina – PI.

O segundo capítulo traz como tema a análise estilométrica do livro Sátira e outras subversões, no qual se investigou a autoria de alguns dos textos contidos na obra. Teve como objetivo geral analisar a autoria dos textos reunidos por Felipe Botelho Corrêa no livro, para comprovar ou não a autoria de Lima Barreto, buscando identificar se os métodos adotados são eficazes e podem ser utilizados para atribuir autoria de um texto e ainda investigar se é possível chegar a resultados satisfatórios, para que se possa comprovar a autoria do livro utilizando a estilometria, com o auxílio de programas de computador.

O terceiro capítulo teve como objetivo geral analisar as estratégias utilizadas pelo professor em sala de aula, no seu trabalho com a leitura e sua contribuição para minimizar as dificuldades de leitura dos alunos do 6º ano do ensino fundamental na Escola Municipal Arimatéa Tito, na cidade de Barras-PI.

No quarto capítulo, os autores analisaram a função do livro didático de língua portuguesa na formação do discente no 7º ano do ensino fundamental de uma escola municipal na cidade de Altos-PI. A pesquisa fez uma análise das dificuldades encontradas pela professora no uso do livro didático de língua portuguesa do 7ª ano, constatando determinada eficiência no uso desse instrumento no processo de ensino-aprendizagem.

O quinto capítulo objetivou de forma geral identificar os fatores responsáveis pela ausência do gosto literário dos alunos do 1º ano do Ensino Médio da Unidade Escolar Gervásio Costa na cidade de Barras-PI no turno da noite. Especificamente, demonstrar a importância que o professor possui na construção do gosto literário dos alunos; verificar as dificuldades enfrentadas pelo professor ao trabalhar a literatura em sala de aula e identificar as formas de trabalho do professor quanto ao ensino de literatura e obras literárias.

Todos chegaram a resultados importantes que nos levam a refletir e conhecer um pouco mais sobre os objetos a que se propuseram pesquisar e trazem considerável contribuição para a construção do conhecimento na área, principalmente para a educação piauiense, palco do espetáculo.

 

Ivan dos Santos Oliveira


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